27 Abril
Crianças e adolescentes passam horas a fio diante dos smartphones e computadores observando seus ídolos e influenciadores. Nós, como participantes do processo educacional, assistimos sem saber como ser, efetivamente, parte da atenção dessa geração.
Existem muitas ferramentas para transformar uma aula e conquistar a atenção dessa geração, bombardeada por informações de todos os lados, mas destacamos uma metodologia - ao alcance de todas as disciplinas que ofertamos.
Entende-se por gamificação o uso de pensamento gamer e mecânicas de game em um contexto não-game para engajar usuários em solução de problemas e aumentar a contribuição dos usuários. Um game não é necessariamente um eletrônico ou um tabuleiro, um game é um sistema no qual jogadores interagem em um conflito artificial, definido por regras, que resulta em uma resposta quantificável.
Aplicar gamificação na sala de aula pode trazer vários benefícios:
Desde 2015, a USP apresenta soluções para que a metodologia seja aplicada através de jogos digitais. Para um dos pesquisadores da universidade, não é necessário um vídeo game em cada sala de aula. Os professores podem permear esse universo utilizando os conceitos de estratégia, sociedade em rede, estética e muitas outras possibilidades.
Separamos algumas referências sobre gamificação, ensino e jogos digitais.