18 Dezembro

_VACATHON – HACKATON EMBRAPA

Mais um desafio pra conta!

Os alunos da Faculdade COTEMIG, assistidos pelo coordenador Leonardo Fonseca, estiveram em Juiz de Fora, de 06 a 10 de dezembro, para o Ideas For Milk, organizado pela EMBRAPA Gado de Leite – Juiz de Fora. Dentro do evento, ocorreu o Vacathon – uma maratona de programação rural para produção de leite.

Concorrendo com universidades de Minas e de todo o Brasil, nossos estudantes sagraram-se vice-campeões!

Liderados por Eugênio Gabriel, a equipe composta por Igor Dias, Isadora Braga e Franciele Sena, desenvolveu uma proposta de otimização do uso do solo com a adoção do sistema silvipastoril. A solução digital – Silvitec – inclui mapeamento da fazenda e projeção de custos e ganhos com a madeira.

Alguns alunos do ensino médio também estiveram no evento para apresentarem seus projetos, fruto da parceria do Colégio COTEMIG com a EMBRAPA, ao alto escalão da organização. Os membros das equipes Fauno e 2C Sistemas puderam acompanhar os veteranos e foram muito bem recebidos por eles. O clima de cooperação e a sensação de pertencimento ao projeto foram indispensáveis para o aprendizado.

Para Franciele Sena, aluna do quarto período de Sistemas de Informação, "participar do Vacathon foi como sair um pouco da caixinha da TI e visualizar a infinidade de oportunidades que, principalmente, o mundo do agronegócio possui”. Ela complementou que “foi fantástico ver o quanto a tecnologia pode impactar todo tipo de negócio. É satisfatório sair com a sensação de que contribuímos para uma melhora no setor”.

Eugênio Gabriel, embaixador da faculdade no IFM, declarou: “Além da confiança em mim depositada pelo COTEMIG, imergir num universo completamente diferente, pensar uma solução e gerir a equipe com tempo reduzidíssimo, foi um desafio engrandecedor para minha carreira e para a vida. Tenho orgulho de estudar numa faculdade que acredita no potencial e nos sonhos dos alunos”.

Após a apresentação, nossos representantes no Vacathon foram abordados por alguns possíveis investidores para o Silvitec.

Paulo Maritns (pesquisador, chefe da unidade da EMBRAPA Gado de Leite - Juiz de Fora e idealizador do VACATHON) afirmou que “está criado o ecossistema de pesquisa. Agora é só a gente voar nas ideias”.

O COTEMIG é parceiro da EMBRAPA no fomento ao desenvolvimento de novas soluções tecnológicas em torno do agronegócio.

Mais recentes

COTEMIG patrocina futebol feminino no Startup Cup

Abertura da segunda rodada do COTEMIG Startups

MEET UP - Sold Out!

MEET UP - COTEMIG STARTUPS

Inscreva-se