Cotemig: Sua revolução começa aqui

Menu

Caros membros da comunidade acadêmica,

O COTEMIG - Colégio e Faculdade está mobilizado para a prevenção da COVID-19 e para o atendimento aos alunos e toda a comunidade acadêmica. Estamos vivendo um momento de grande impacto para a sociedade, mas juntos, com calma, coragem e tecnologia vamos superar mais esse desafio!

O fechamento das instituições de ensino particular  em Minas Gerais, desde o dia 18/03/2020, é uma determinação do Governo de Minas Gerais para cumprimento com responsabilidade.  Os alunos do COTEMIG deverão acessar o Google Classroom para orientações e continuidade das atividades acadêmicas.

Contamos com a compreensão e colaboração de todos, solicitando que acompanhem as informações atualizadas a cada novo posicionamento conforme a legislação e contingências. 

Equipe COTEMIG

Atualização 19/08/2020

O MEC sancionou a Lei nº 14.040, de 18 de agosto de 2020, que estabelece normas educacionais excepcionais a serem adotadas durante o estado de calamidade pública. 

De acordo com a lei, em caráter excepcional, os estabelecimentos de ensino Ensino Médio e de  Ensino Superior ficam dispensados da obrigatoriedade de observância do mínimo de 200 dias de efetivo trabalho escolar, desde que cumprida a carga horária mínima anual estabelecida nos currículos dos cursos, sem prejuízo da qualidade do ensino e da garantia dos direitos e objetivos de aprendizagem. É importante destacar que essa excepcionalidade aplicar-se-á ao ano letivo afetado pelo estado de calamidade pública.

O Colégio COTEMIG e a Faculdade COTEMIG seguem ministrando todas as aulas em seus horários regulares, por meio das ferramentas Google Classroom e Google Meet.

Atualização 18/06/2020

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Portaria nº 544, de 16 de junho de 2020, revoga as Portarias nº 343, 345 e 473, estendendo até 31 de dezembro de 2020 a autorização para que as instituições de ensino superior, em caráter excepcional, procedam com a substituição das disciplinas presenciais por atividades letivas que utilizem recursos educacionais digitais, tecnologias de informação e comunicação ou outros meios.

A Faculdade COTEMIG segue ministrando todas as aulas em seus horários regulares, nos cursos de graduação, por meio das ferramentas Google Classroom e Google Meet.

Atualização 13/05/2020

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Portaria nº 473, de 12 de maio de 2020, prorrogou por mais 30 dias a autorização para substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais. Com isso as instituições de educação superior poderão seguir com a substituição até 15 de junho de 2020. A medida já havia sido prorrogada pela Portaria nº 395, de 15 de abril de 2020, que alongou o prazo previsto no § 1º do art. 1º da Portaria nº 343, de 17 de março de 2020.

A Faculdade COTEMIG segue ministrando todas as aulas em seus horários regulares, nos cursos de graduação, por meio das ferramentas Google Classroom e Google Meet.

Atualização 01/04/2020

O Governo Federal publicou a Medida Provisória Nº 934 de 1/04/2020, estabelecendo normas excepcionais sobre o ano letivo da Educação Básica e do Ensino Superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública.

As escolas de Educação Básica, em que se enquadram as de Ensino Médio  como o COTEMIG, ficam dispensados, em caráter excepcional, do cumprimento obrigatório do mínimo de 200 dias de efetivo trabalho escolar, desde que cumprida a carga horária mínima anual de 800 horas, no caso da BNCC. A carga horária dos cursos técnicos não está incluída nessas 800 horas. O ensino médio é regulamentado pelos Conselhos Estaduais de Educação e  a Medida Provisória 943 ressalta que deverão ser observadas as normas a serem editadas pelos respectivos sistemas de ensino. 

Para o Ensino Superior, no caso da Faculdade COTEMIG, as instituições também ficam dispensadas, em caráter excepcional, da obrigatoriedade de observância sobre o mínimo de dias de efetivo trabalho acadêmico para o ano letivo afetado pelas medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública, sendo cem  dias letivos o prazo mínimo para cada semestre. 

O COTEMIG - Colégio e Faculdade segue com as aulas remotas pelas ferramentas Google, mantendo o suporte acadêmico aos alunos.

Os alunos e responsáveis serão comunicados caso sejam definidas as mudanças no  calendário escolar. 

Atualização 30/03/2020

Por determinação do governo do Estado, as aulas presenciais se mantém suspensas por prazo indeterminado devido ao avanço do novo coronavírus em Minas Gerais.

Ressaltamos que permanecemos mobilizados para a prevenção da COVID-19 e para o atendimento aos alunos e toda a comunidade acadêmica, portanto, nossas aulas continuarão acontecendo remotamente pelo Google Classroom.

Todos os nossos eventos também se mantém cancelados e o atendimento administrativo continua acontecendo via e-mail, no formulário de Contato em nosso site.

Equipe COTEMIG

Atualização 26/03/2020

O Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais emitiu a Nota de Esclarecimento e Orientações 01/2020 sobre a reorganização das atividades escolares do Sistema Estadual de Ensino de Minas Gerais, devido à pandemia CONVID-19.  

Neste documento o CEE-MG esclarece que as atividades escolares não se resumem ao espaço de uma sala de aula e que as escolas deverão planejar atividades voltadas para a aprendizagem e reorganizar seus calendários escolares, nesta situação emergencial, podendo propor, para além de reposição de aulas de forma presencial, formas de realização de atividades escolares não presenciais, adotando regime remoto, via internet.

O Colégio COTEMIG é uma instituição pertencente ao sistema estadual de ensino e segue com a oferta de suporte aos alunos por meio do Google Classroom, com orientações e continuidade ao suporte acadêmico sendo prestado diariamente pelos professores.

Equipe COTEMIG

Atualização 19/03/2020

O MEC publicou a Portaria MEC 343 de 17/03/2020, que “Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus – COVID-19”, autorizando, em caráter excepcional, a substituição das disciplinas presenciais, em andamento, por aulas que utilizem meios e tecnologias de informação e comunicação, nos limites estabelecidos pela legislação em vigor, por instituição de educação superior integrante do sistema federal de ensino. Definiu ainda que o período de autorização será de até trinta dias, prorrogáveis, a depender de orientação do Ministério da Saúde e dos órgãos de saúde estaduais, municipais e distrital.

A Faculdade COTEMIG é uma instituição pertencente ao sistema federal de ensino, segue com a oferta de suas disciplinas presenciais, agora de forma remota por meio das ferramentas do Google Classroom, de forma a garantir que seus alunos deem continuidade aos estudos e possam concluir o período letivo sem prejuízos.

Embora o prazo definido pela portaria seja de 30 dias, o fechamento das escolas no estado de Minas Gerais foi estabelecido pelo governo por prazo indeterminado. 

Permanecemos acompanhando as ações e determinações que impactem de alguma forma nossas atividades e mantendo nosso propósito de oferecer um ensino de qualidade.

Equipe COTEMIG

Atualização 17/03/2020

O fechamento de todas as instituições de ensino particulares em Minas Gerais no período de 18 a 31/03/2020 é uma determinação do TRT-MG e deve ser cumprida com responsabilidade.  Durante esse período não teremos aulas presenciais, todos os eventos estão cancelados e o atendimento administrativo será por e-mail no nosso formulário de Contato.

Os alunos  do Colégio COTEMIG deverão acessar o Google Classroom para orientações e continuidade ao suporte acadêmico que será prestado diariamente pelos professores.

Na Faculdade COTEMIG, as aulas terão continuidade online, em conformidade com as legislações vigentes, em especial a Portaria MEC 343 de 17/03/2020 que autoriza, em caráter excepcional e por até 30 dias, a substituição das disciplinas presenciais, em andamento, por aulas que utilizem meios e tecnologias de informação e comunicação. Os alunos deverão acessar o Google Classroom para orientações e acompanhamento das aulas.

Contamos com a compreensão e colaboração de todos nesse momento.

Novas informações serão postadas tão logo possamos ter um novo posicionamento.

Equipe COTEMIG

Compartilhe:

Usamos cookies para personalizar, coletar dados e melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, entendemos que você está ciente e concorda com o nosso Aviso de Proteção de Dados.