Cotemig: Sua revolução começa aqui

Menu

O Clube do Filósofo COTEMIG surgiu em 2006 como uma proposta para os alunos do Colégio COTEMIG refletirem sobre a condição humana, realizando conexões com as grandes ideias da filosofia frente aos grandes desafios da sociedade atual. O projeto tem a criação e a condução do prof. Luciano Gomes dos Santos responsável pelas disciplinas de Filosofia e Sociologia em todas as séries do Curso Técnico em Informática do COTEMIG. 

Em sua primeira etapa, até o ano de 2015, o Clube do Filósofo realizava encontros periódicos  presenciais no Parque Municipal e na Praça da Liberdade, com participação aberta aos alunos interessados, familiares e amigos, como forma de enriquecer os encontros com a pluralidade de ideias. 

Com o estabelecimento da pandemia, a retomada do Clube do Filósofo em 2020 tornou-se muito importante para o enfrentamento do isolamento social. Por meio do Google Meet, os encontros passaram a ser virtuais e os alunos foram levados a refletir a respeito da  condição humana no mundo e a presença consciente, crítica e ética nas relações humanas. Tudo isso, considerando o novo contexto social, econômico, político, educacional e tecnológico imposto pelos desafios da COVID-19.

O projeto se baseia no reconhecimento de que a Filosofia é uma forma de compreender a existência humana. Ela possibilita uma visão global da realidade e nos torna conscientes e críticos perante a realidade que circunda o ser humano e suas relações. 

Em 2020 foram abordados os seguintes temas: 

Em 2021, o Clube do Filósofo COTEMIG trará novos temas, novas abordagens e sempre em formato inovador, pois a existência humana não está definida no ato de existir.  Este é um projeto de permanente construção, que se dá por meio do pensamento crítico e da consciência de si no mundo e de sua evolução humana e tecnológica.

Compartilhe:

Usamos cookies para personalizar, coletar dados e melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, entendemos que você está ciente e concorda com o nosso Aviso de Proteção de Dados.