Cotemig: Sua revolução começa aqui

Menu

O COTEMIG foi o único colégio de Minas Gerais com alunos aprovados para participarem do III Desafio do Conhecimento promovido pela Escola de Engenharia de Lorena da USP — considerada a melhor Universidade brasileira no ranking elaborado pela consultoria britânica Times Higher Education de 2019. E para fechar em grande estilo, tivemos três alunos vencedores na disputa: Maria Alice Dias Torres e Rafael Augusto Pena Pereira Mesquita, ambos da 1° série, e Juan Pablo Chillavert Abade Colchete, da 3° série. Os três primeiros colocados de cada ano foram premiados com certificados da EEL-USP.

A iniciativa da Universidade de São Paulo destinou-se a alunos do Ensino Fundamental II e Médio de todo o território nacional e tinha como proposta estimular a aprendizagem e valorizar a criatividade, a atitude científica e a inovação. Além de trabalhar a compreensão e a cooperação nos alunos participantes, as atividades propostas envolviam a resolução de problemas e questões de lógica.

No COTEMIG o Ensino Médio + Técnico é na prática, com experiências reais.

Na primeira etapa, realizada on-line, o estudante respondia a dez questões em um período máximo de duas horas entre os dias 30/11 e 04/10. O COTEMIG participou com uma equipe de cada unidade de ensino, sendo a equipe do Barroca formada por Maria Alice Dias Torres, Rafael Augusto Mesquita, André Alves Huber, Maryana Nunes Morato e Felipe Lacerda Tertuliano, e a equipe do Floresta por Bernardo Aquino Coelho, Kaique Henrique Clarindo, Juan Pablo Colchete, Matheus Hsslabecor e Samuel Sifuente. Todos os nossos alunos inscritos foram aprovados para a etapa seguinte.

Um time de professores das Unidades Barroca e Floresta, sendo eles, Leonardo Fonseca, Luciano Gomes, Paulo Henrique, Maria Conceição Vilarinho, Luciene de Souza, Luiz Fernando, Renata Faria, Cleber Santos, Gabriel Carrara, Gerson Borges, Ilg Menezes e Fabiane Batista, participaram como orientadores durante toda a disputa.

Nossos alunos, acompanhados pelo professores Paulo Henrique e Maria Conceição, fizeram uma viagem para a Escola de Engenharia de Lorena-SP, para disputarem a segunda e última etapa deste desafio, no dia 26/10. Lá, os participantes de todas as escolas foram divididos em times para resolverem uma situação-problema e, depois, sozinhos, fizeram uma prova escrita de múltipla escolha.

Os resultados foram divulgados no site oficial do Desafio e podem ser consultados clicando aqui https://desafiodoconhecimento.eel.usp.br/ . Nos sentimos muito orgulhosos do desempenho de toda a equipe COTEMIG, especialmente dos nossos alunos vencedores, que nos representaram de forma brilhante em um desafio nacional.

Compartilhe:

Usamos cookies para personalizar, coletar dados e melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, entendemos que você está ciente e concorda com o nosso Aviso de Proteção de Dados.