Cotemig: Sua revolução começa aqui

Menu

Você sabe o que é acesso remoto? Acesso remoto é uma tecnologia que permite que um computador consiga acessar um servidor privado por meio de um outro computador, ainda que esse não esteja fisicamente conectado à rede. Dessa maneira, é possível abrir arquivos e instalar programas, assim como compartilhar a tela do computador em aulas ou palestras à distância, de modo que o aluno visualize exatamente o que é reproduzido no computador principal.

Mas afinal, de que maneira essa tecnologia pode ser útil?

Com a determinação do fechamento de todas as instituições de ensino no Brasil, os alunos da 3ª série do curso de Desenvolvimento Web e Mobile do COTEMIG ficaram impossibilitados de utilizarem o Laboratório Apple do colégio, o que impediria a realização de atividades práticas das disciplinas técnicas.

Nosso laboratório Apple possui 25 iMacs (21.5-inch, Late 2015), processador 2,8 Ghz Intel Core i5, memória 8GB 1867 MHz DDR3, que são um diferencial no mercado. Dispositivos como esses possuem um custo elevado e costumam ser usados em tarefas específicas ou serviços especializados devido aos recursos diferenciados de seu sistema operacional.  Sendo assim, o acesso remoto ao laboratório de máquinas iOS, permitiu que os nossos alunos acessassem de casa os iMacs disponíveis na escola.

Como acessar um computador utilizando outro?

Aqui no colégio, o início de todo o processo se deu por meio do mapeamento dos iMacs de nosso laboratório, como se fosse a identificação das máquinas pela rede. Cada aluno faz, de casa ou onde estiver, o login na área restrita do portal COTEMIG e, por meio do menu, seleciona a ferramenta “Remote Lab”, que permite acesso ao iMac destinado a esse estudante específico. Dessa maneira, não é preciso baixar ou instalar nenhum software extra no computador pessoal do aluno para que o acesso seja executado, e o professor identifica exatamente quando e qual aluno está utilizando cada máquina.

O acesso remoto ao Laboratório Apple foi percebido como um ganho pelos alunos e professores, já que as turmas se mantiveram produtivas e em sincronia, ainda que com as aulas em formato on-line. A intenção é manter esse recurso, mesmo após este período de distanciamento social, permitindo que os alunos tenham a oportunidade de utilizar os iMacs para o desenvolvimento de outros projetos, pessoais ou acadêmicos.

Compartilhe:

Usamos cookies para personalizar, coletar dados e melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, entendemos que você está ciente e concorda com o nosso Aviso de Proteção de Dados.