Cotemig: Sua revolução começa aqui

Menu

Provavelmente alguma vez você já recebeu a seguinte mensagem em seus dispositivos eletrônicos “memória ou armazenamento cheio” e certamente você já teve que excluir algum arquivo ou realizar alguma otimização em sua memória. Mas, você sabia que com a computação em nuvem você consegue resolver todos esses problemas e muitos outros de maneira rápida e fácil?

A computação em nuvem ou cloud computing, é o fornecimento de serviços de computação, incluindo servidores, armazenamento, banco de dados, rede, softwares, análise e inteligência pela internet para oferecer inovações mais rápidas, recursos flexíveis e economias de escala.

Ou seja, essa é uma tecnologia capaz de acessar diferentes arquivos e executar diversas tarefas por meio da internet sem ser necessário realizar a instalação de qualquer programa ou aplicativo, podendo ser acessados de qualquer lugar e horário do mundo, não havendo restrições.

Você provavelmente deve estar usando essa tecnologia agora, mesmo sem perceber; se você usa um serviço online para enviar e-mails, editar documentos ou ver filmes, por exemplo.

Além disso, a computação em nuvem tem sido uma ferramenta essencial que as empresas estão adotando. Entre os principais benefícios estão: custo, velocidade, produtividade, desempenho e segurança.

Porém, nem todas as nuvens são iguais e não há um tipo de computação em nuvem que seja ideal para todas as pessoas. Vários modelos, tipos e serviços diferentes evoluíram para ajudar a oferecer a solução certa para suas necessidades.

Para implementá-la primeiro, você precisa determinar o tipo ou a arquitetura de computação em nuvem, na qual seus serviços de nuvem serão implementados. Há três maneiras diferentes de implantar serviços de nuvem: em nuvem pública, nuvem privada ou nuvem híbrida. 

A maioria dos serviços de computação em nuvem se enquadram em quatro categorias amplas: IaaS (infraestrutura como serviço), PaaS (plataforma como serviço), sem servidor e SaaS (software como serviço). 

A computação em nuvem é uma realidade cada vez mais sólida. Nos últimos anos, grandes empresas têm dado muita atenção a esta tecnologia, e tudo nos faz crer que isso vai continuar.

Compartilhe:

Usamos cookies para personalizar, coletar dados e melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, entendemos que você está ciente e concorda com o nosso Aviso de Proteção de Dados.