Cotemig: Sua revolução começa aqui

Menu

Para a maioria dos estudantes, chegar ao fim do ensino médio significa enfrentar o dilema “qual graduação escolher?”. Como se não bastasse toda indecisão para definir a área de atuação a ser seguida, ainda é preciso compreender e decidir sobre o título desejado: Tecnólogo ou Bacharelado.

Saber qual alternativa é mais adequada a um determinado plano de carreira envolve descobrir, ainda que minimamente, os objetivos e expectativas para a futura profissão. Por isso, é importante que o universitário tenha em mente o que deseja: uma formação generalista, com conhecimentos amplos, mas sólidos, ou um ensino prático e especializado em determinada área?

Abaixo, explicamos com mais detalhes os conceitos e diferenças do Bacharelado e Tecnólogo.

CURSO BACHARELADO

Com uma formação abrangente, o bacharelado oferece ao aluno uma visão mais ampla da área profissional escolhida com foco em teoria, projeto aplicado e prática.

Quem opta por um curso Bacharelado estuda, em média, de quatro a seis anos, a depender da área escolhida.  

Portanto, essa é uma opção indicada para aqueles que possuem um perfil de pesquisador e não abrem mão de conhecer profundamente todas as alternativas mercadológicas para área escolhida. 

CURSO TECNÓLOGO

O Tecnólogo, apesar da similaridade do nome, não se trata de um Curso Técnico. É uma formação de grau superior e possui foco total em práticas relativas à área de atuação do aluno, com um ensino voltado para assuntos pertinentes ao mercado de trabalho e, por conta disso, dispõe de uma grade curricular reduzida quando comparada ao bacharelado.

Com duração média de dois a três anos, esse pode ser o tipo de formação sugerida para quem já decidiu o campo de atuação e quer ingressar rapidamente no mercado. 

Sendo assim, ele se torna uma boa opção para quem já trabalha em cargos júnior, por exemplo, e pretende fazer um curso superior para alcançar classificações maiores ou outras  oportunidades profissionais.

TECNÓLOGO X BACHARELADO, QUEM VENCE A BATALHA?

A escolha ideal está associada às aspirações para a futura profissão. Vale ressaltar que ambos cursos são de nível superior e possuem a mesma validade legal, sendo ofertados por inúmeras faculdades públicas e privadas de todo Brasil. 

Tanto no Bacharelado, quanto no Tecnólogo o futuro profissional terá conhecimento suficiente para exercer a profissão escolhida e poderá se aprimorar ainda mais realizando uma Pós-Graduação, como Especialização, MBA, Mestrado Acadêmico ou Profissional, entre outros.

Para quem pretende seguir carreira na área de tecnologia, a Faculdade COTEMIG é o lugar certo. Aqui formamos os mais diferentes perfis de profissionais de TI com cursos de Bacharelado em Sistemas de Informação ou Ciência da Computação e o Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Clique aqui, escolha o seu curso e inove no novo mundo.

Compartilhe:

Usamos cookies para personalizar, coletar dados e melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, entendemos que você está ciente e concorda com o nosso Aviso de Proteção de Dados.