Cotemig: Sua revolução começa aqui

Menu

Comprar um computador, de fato, não é uma tarefa fácil. Além de ser um alto investimento financeiro, o momento da escolha pode trazer diversas dúvidas. 

Especialmente neste período remoto, em que a maioria das pessoas está estudando ou trabalhando de casa, ter equipamentos funcionais, que atendam às necessidades de cada usuário, pode ser imprescindível para uma boa produtividade. 

Definir a finalidade principal do seu novo computador é inerente à sua escolha, afinal, cada modelo possui características específicas para a realização de determinadas tarefas. Segundo o Prof. Virgílio Borges, Assessor de Tecnologia do Grupo COTEMIG, “existem configurações simples e baratas que irão atender a maioria dos usuários que necessitam apenas editar textos, planilhas e navegar na web. Assim como existem configurações mais específicas para quem pretende trabalhar com vídeos, games, produção musical e desenvolvimento de software”.

CONHECENDO OS COMPONENTES

Para te ajudar a não errar, convidamos os especialistas, Prof. Juliano Ferreira e Prof. Rodrigo Oliveira que compartilharam dicas práticas de como escolher o modelo ideal de um computador, seja notebook ou desktop. Confira abaixo a lista de componentes essenciais que devem ser levados em conta na hora da compra.

Sistema Operacional

Esse é o principal programa da sua máquina e um dos primeiros a serem executados quando ela for ligada. É nele que todos os seus aplicativos irão rodar. 

Os sistemas operacionais mais comuns são o Windows, da Microsoft, amplamente utilizado e opera em qualquer computador,  o Linux, que tem distribuição gratuita e realiza funções semelhantes as do Windows e o MacOS, sistema exclusivo dos computadores Apple. 

Processador 

O processador é a unidade central de processamento de um computador (CPU) e funciona, basicamente, como um cérebro. Responsável por processar cálculos matemáticos e as instruções dos programas que estão em execução. 

Memória RAM 

A memória RAM armazena temporariamente todas as informações que o processador precisará para executar uma determinada tarefa. Basicamente, esse componente influencia diretamente na quantidade de programas que você poderá abrir simultaneamente e na velocidade com que esses programas irão trabalhar. 

Para evitar aquelas temidas “travadas” durante o uso diário, nossos especialistas recomendam que a máquina tenha, no mínimo, 8GB de memória RAM.


Placa Mãe 

Onde todos os componentes são conectados. Responsável por coordenar a comunicação entre processador, memória e os demais componentes e periféricos. 

Armazenamento SSD

O SSD (Solid-State Drive) é uma nova tecnologia de armazenamento considerada a evolução do HD, o famoso disco rígido. O componente é essencial e garante mais velocidade em todas as tarefas, desde ligar a máquina até carregar e instalar o sistema operacional, programas e jogos.

Placa de Vídeo e Tela

Se você trabalha com front-end, design, edição de vídeo ou pretende utilizar o computador para se aventurar no mundo dos games, esse é um importante componente, afinal, a placa de vídeo é a responsável por processar os dados do computador e transformá-los em imagens no seu monitor. 

Pensando em qualidade de imagem e no conforto do usuário, recomendamos uma tela Full HD de, no mínimo, 15.6 polegadas. 

ESCOLHENDO AS CONFIGURAÇÕES IDEAIS

Outra questão a ser considerada na hora de fazer a sua escolha são os prós e contras de se comprar computadores de grandes marcas já montados ou adquirir cada peça separadamente. 

“Ao escolher um computador de marca, estamos optando pela garantia total do equipamento e a certeza de que as peças foram devidamente testadas. Contudo, o preço normalmente é mais alto e existem poucas opções de customização e expansão futura. Ao comprar as peças separadamente, é possível escolher a melhor combinação para os seus objetivos, por um preço mais justo. Porém, o tempo de garantia varia para cada peça/periférico e podem surgir problemas de compatibilidade na montagem”, afirma Prof. Virgílio.

Ainda ficou com dúvida? Não se preocupe! Pedimos aos nossos especialistas opções ideais de configurações de computadores e notebook para diferentes situações do dia a dia, além de uma opção mais potente para aqueles que gostam de games. 

Para os alunos do Colégio e da Faculdade COTEMIG, o RemoteLab possibilita que tenham acesso remoto aos iMacs e PCs dos laboratórios das unidades, além das ferramentas usadas em sala de aula, durante toda a semana, 24 horas por dia. Essa facilidade permite que nossos alunos tenham total liberdade para utilizar as máquinas do COTEMIG para acompanhamento das aulas, realização das monitorias técnicas, além de desenvolvimento de projetos acadêmicos ou pessoais. Conheça o projeto RemoteLab clicando aqui.

Compartilhe:

Usamos cookies para personalizar, coletar dados e melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, entendemos que você está ciente e concorda com o nosso Aviso de Proteção de Dados.